setembro 30, 2006



Carinho

Colo de mãeColo deixa o bebê mal acostumado? Pode-se dar colo sempre que a criança chorar?
O colo é um jeito inteligente que a natureza inventou de dar ao bebê conforto e amor, do mesmo jeitinho que era dentro do útero. É isso mesmo, quando seguramos um recém-nascido no colo, damos contenção, segurança, calor, e o bebê tem a possibilidade de ouvir bem de pertinho aquele som tão conhecido ? o coração da mamãe. Por isso ele pára de chorar.
O que caracteriza o nascimento de uma criança é o corte do cordão simbiótico, mãe para um lado, bebê para outro. Esse é o parto fisiológico.
Mas a mulher leva um tempo para lidar com isso, para entender que seu filho nasceu, durante algum tempo ainda sente falta da barriga e de estar grávida. Com o bebê é a mesma coisa: ele ainda não sabe que nasceu e leva de 3 a 4 meses para começar a entender que toda vez que chora, a mãe vem de fora para atendê-lo. Sua fantasia inicial é de que ele mesmo "resolve" todos os seus problemas: cada vez que chora, a fome, o frio e a dor vão embora .
Portanto, podemos abusar do colo durante os primeiros meses, até mesmo porque daqui a muito pouco tempo ele vai para o chão brincar e dificilmente retorna ao colo.
Mas segurar seu filho no colo exige técnica, não é de qualquer jeito. Ele precisa estar bem aconchegado, confortável, seguro, mas sem estar apertado, próximo a mãe. É importante que exista o contato olho no olho; o recém-nascido precisa ver a sua mãe, pois é para ela que vai sorrir pela primeira vez e é dela que vai receber seu sorriso de resposta, tão importante para estabelecer sua primeira forma de comunicação que vai determinar sua relação com as pessoas pelo resto da sua vida. Criança que sorri e não recebe o sorriso resposta da mãe, desiste...
Bebê que chora no berço está solicitando ajuda, não necessariamente quer colo, às vezes só uma palavra de conforto, uma mão amiga para tocá-lo....
Dar colo ao seu filho é dar amor. É ensinar a primeira e a mais importante forma de comunicação dos seres humanos: afeto.
Abraçar é aceitar, é uma forma de dizer o quanto ele é bem-vindo, amado e desejado .
Através do colo você pode plantar a semente de um mundo mais compreensivo e humano.
Clarice Skalkowicz Jreissati
Psicóloga

Essa foi uma das semanas difíceis pra mim... Tive uma crise séria que começou com uma briga mais feia com a mamãe. Meu pai brigou com a gente. E eles foram pro sitio e me deixaram na casa dos meus tios, junto com o Davi. A Bia quis ficar no sitio. Não tive como impedir pois não posso descontar nela o que sinto. E também não tive muito escolha.
Minha tia veio falar comigo, conversamos sobre algumas coisas que me aconteceu. De noite.. Pesadelo. Foi horrível... Tudo voltou pra mim... E foi uma semana sem dormir direito. Na primeira noite, cochilei na cadeira, pra não dormir a ponto de ter pesadelo. E depois, dormi no chão, embaixo da cama, como se ali, ninguém pudesse me achar. Nem o sonho ruim.
Como sempre, quando entro em crises, a primeira reação é não falar com a mãe Débora. Porque fica difícil pra mim levar o que tenho de mal dentro de mim pra ela. E passei a semana fugindo dela e de todos. As vezes, eu entrava e falava um pouco. Mas eu me sentia amarga, como se tudo o que eu falasse, só levasse problemas pras pessoas.
Hoje acabei falando com a mãe Débora. Falei que senti tanta falta dela e do colo dela. Acabei confessando que senti falta da mamãe também e do colo dela, que na verdade, eu nunca tive. E ela me falou: Sai desse redemoinho... entre tantas coisas boas e sabias que ela me diz.
Quando ela saiu pra atender alguém, fiquei olhando a foto dela, que eu digo que é a minha foto de colo. Porque ela ta sentada num sofá, e eu me vejo deitada ali com a cabeça no colo dela. E eu sempre peço pra ela colocar essa foto quando to muito carente... E fikei tentando sair do redemoinho. Foi muito rápido que percebi que o que eu precisava era de colo e aí fui pesquisar alguma coisa pra eu colocar aqui sobre isso e achei esse texto. Então entendi parte do meu problema....
Eu não tive colo quando bebê. E quando vi isso escrito, percebi tudo. ?o recém-nascido precisa ver a sua mãe, pois é para ela que vai sorrir pela primeira vez e é dela que vai receber seu sorriso de resposta, tão importante para estabelecer sua primeira forma de comunicação que vai determinar sua relação com as pessoas pelo resto da sua vida. Criança que sorri e não recebe o sorriso resposta da mãe, desiste...? A mamãe não pode me dar isso. E até hoje sou assim porque não aprendi a ter colo... Porque liguei também ao meu relacionamento com a Bia. Eu não quis olhar pra ela nos primeiros dias. Mas quando vi o seu olhar por mim, comprendi que a amaria pra sempre. E consegui retribuir o sorriso pra ela. Tive uma segunda chance na vida. E tive uma terceira chance com a mãe Débora. E outras chances com minhas amigas.
Não sei se eu vou ter colo da mamãe ainda. Não sei o que vai acontecer no nosso relacionamento. Mas quero aproveitar a chance que estou tendo de novo. Quero dar colo pra Bia e pro Davi. Quero responder com um sorriso, o sorriso deles. Quero enxugar as lágrimas deles. E mãe, quero seu colo... Vou tentar não fugir mais de você e nem do seu colo. E amigas, que são minhas irmãos do coração, obrigada pela força que vocês me deram esses dias.
Não sei se vou melhorar logo. Não sei o que vai acontecer. Mas aprendi hoje, que estou tendo uma nova chance na vida e vou aproveitar. Amo vocês.

¤ Por: ¤ 10:10 AM ¤

Comments:
Quase eu choro aki, Deh!!!!

Eu admiro mto a maneira q vc lida com seus sentimentos... Vc é sempre honesta, msm qdo tenta fugir do nosso amor, ñ esconde o q sente :)
E isso é tão lindo! Pq eu tenho o péssimo hábito d esconder, fazer d conta q tudo vai bem :(
Tamos todas aprendendo, né???

Vc tem mesmo uma nva chance, Deh.....
Todos os dias..

TE AMO MTO!
 
Postar um comentário








Nome: Menina

Idade: 16 anos













.+. Blog de amigos .+.



Chan De Su

Chan De Su 2

Dy

Fabiola

Ingrid

Juh

Lela

Lelê

Maggie

Milla

Os Bailarinos

Princesinha

Raquel Angelica

Sonho ou Pesadelo




O SOL * Jota Quest


.+. Arquivos .+.





.+. Créditos .+.



Portal By Marina

Comunidade Blogueira

VICKYS.com.br

TopLegal

Powered by Blogger










By TopLegal

O SOL



Hey!!!Dor
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
Ei medo
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada

E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou

Hey!!!Dor
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
Ei medo
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada

E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá vou
É pra lá que eu vou

Yeah
Caminho do sol baby
Lalalalala
Caminho do sol baby

E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou

E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou

E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou
Lalalalalalala
É pra lá que eu vou
Lalaralara
Onde tenha sol, é pra lá que eu vou

Jota Quest

Composição: Antônio Júlio Nastácia